5 dicas para organizar uma sala comercial pequena

Início » Blog » 5 dicas para organizar uma sala comercial pequena

Com tantas startups e PMEs surgindo no mercado, é bastante comum que muitas empresas escolham uma sala comercial pequena — ao menos, no começo de sua operação. Embora seja uma forma de fazer tudo caber adequadamente nas finanças empresariais, a escolha pode trazer dificuldades a respeito da organização interna do espaço.

Mas não é porque a metragem é reduzida que o local ficará desorganizado ou bagunçado! Com algumas dicas infalíveis, dá para conseguir deixar tudo no lugar e até fazer o ambiente parecer maior.

Confira 5 dicas para acertar em cheio na hora de organizar uma sala comercial pequena!

1. Integre os ambientes

Dividir demais os ambientes da sala comercial só vai fazer com que cada espaço pareça ainda menor. Além disso, as opções ficam extremamente limitadas e o conforto é substituído por paredes e divisórias.

Em vez disso, vale a pena integrar os ambientes, pois criar espaços multifuncionais funciona melhor para o aproveitamento do espaço. Em vez de criar pequenas salas para cada pessoa, por exemplo, é possível estabelecer um espaço único.

A tática não apenas integra e aproveita melhor o espaço, mas estimula a colaboração e a produtividade.

2. Use espelhos

Os espelhos funcionam como “multiplicadores” do ambiente. Como eles refletem a imagem, fazem com que o ambiente se pareça maior do que realmente é.

Ao utilizar um espelho vertical, você terá a impressão de que a sala comercial menor pequena tem o pé direito mais alto. Já um espelho horizontal e grande o bastante fará com que o espaço se pareça mais largo.

Eles também ajudam a refletir a luz, fazendo com que o ambiente se mantenha com menos sombras e menor sensação de achatamento.

3. Invista na iluminação natural

E, por falar nisso, a iluminação é um elemento que não deve ser desconsiderado. Se você possui um local bem iluminado, ele oferecerá uma sensação mais confortável e vai dar uma ideia de que o ambiente é maior.

O ideal é investir em maximizar a iluminação natural. Utilize a luz que vem das janelas ou da claraboia e valorize a entrada dessa luz na sala.

Aliando a ideia a elementos claros, como um piso em tom leve, o resultado é uma sensação de continuidade e amplitude a todo esse espaço.

4. Verticalize a decoração

Se não existe muito espaço no escritório em si, é hora de verticalizar. Em vez de ocupar uma área que poderia ser utilizada de maneira mais útil, invista em criar uma decoração que explore o potencial das paredes.

Um arquivo de documentos, por exemplo, não precisa ficar encostado no canto da parede. Ele pode assumir a forma de um armário suspenso feito sob medida, deixando a área livre.

Da mesma forma, é possível aplicar nichos e prateleiras, usando partes que, normalmente, ficam desocupados e mal aproveitadas.

5. Ouse nas paredes

Uma sala comercial pequena não precisa ter paredes inteiramente brancas ou neutras para que pareça maior. Embora os tons claros realmente beneficiem a sensação, usar a ousadia oferece um bom resultado.

Ao pintar uma única parede com tom mais escuro, por exemplo, é possível dar a sensação de profundidade. As paredes vazadas agregam o ambiente sem que seja necessário perder uma divisão importante, como no caso da sala de reunião.

Assim, é importante não ter medo de fazer coisas diferentes nas paredes, se o resultado vai ser o melhor aproveitamento do espaço.

Já que com essas superdicas você não terá problemas para organizar uma sala comercial pequena, aproveite para conhecer as salas de menor metragem do Escritório Tatuapé e veja qual é a ideal para você.