Comprar ou alugar uma sala comercial?

Início » Blog » Comprar ou alugar uma sala comercial?

Uma sala comercial traz diversas possibilidades, inclusive de investimento para empresas e para pessoas físicas. Adquirir um imóvel do tipo, por exemplo, pode trazer tanto a segurança financeira quanto a capacidade de gerar um ótimo retorno.

O aluguel também tem os seus benefícios, sendo uma modalidade bastante utilizada por negócios de portes variados. Por isso, é comum que surja o questionamento sobre qual possibilidade é a mais adequada.

Para tirar essa dúvida, continue lendo e veja se é melhor comprar ou alugar sala comercial!

Quais são as vantagens de comprar uma sala comercial?

Comprar uma sala comercial significa aumentar o patrimônio e adquirir mais um ativo para a empresa ou para o seu patrimônio. A partir da aquisição, portanto, você terá maior segurança, já que o imóvel fará parte dos seus bens.

Para empreendimentos, isso é especialmente importante. Sendo o proprietário da sala comercial, há a certeza de que a mudança de local só será realizada se for de interesse do negócio. Com isso, não há riscos de encerramento do contrato ou de elevação dos custos de forma abrupta.

Além de tudo, adquirir um imóvel como esse é uma possibilidade de investimento. Pessoas físicas e jurídicas podem alugá-la para outro negócio. Isso garante uma geração de renda recorrente, bem como o retorno do que foi aplicado.

Para completar, ao pagar, há o emprego do dinheiro para a construção de patrimônio. Diferentemente do aluguel, cujo pagamento não constrói esse aspecto, a aquisição traz segurança financeira.

E os benefícios de alugar uma sala comercial?

Ao mesmo tempo, alugar não é totalmente desvantajoso. Em alguns casos, alugar sala comercial pode ser adequado.

Primeiramente, é preciso considerar que o pagamento da mensalidade é bem menor do que o valor necessário para adquirir uma sala completa. Sendo assim, trata-se de uma opção

conveniente e acessível para empresas que ainda não têm muito dinheiro em caixa e nem têm boas formas de crédito.

Outro ponto positivo é que a mobilidade é maior. Caso seja necessário mudar de lugar, como para um ponto mais atrativo, é fácil encerrar o contrato e seguir rumo à mudança de endereço.

Para completar, essa é uma opção intermediária vantajosa. Basicamente, ela pode ser empregada enquanto o negócio reúne o montante necessário para fazer uma compra, por exemplo.

Da mesma forma, é um jeito prático de conhecer a região de atuação, sustentando a decisão de aquisição na área, futuramente.

Qual é a melhor opção?

Entre comprar sala comercial ou alugar, a escolha adequada depende de quais são as necessidades e possibilidades do empreendimento.

Se o negócio tem capital disponível, financiado ou não, a compra, normalmente, é uma saída melhor. Ela traz segurança e, de qualquer forma, serve como investimento em médio e longo prazo.

Inclusive, essa é uma oportunidade muito atraente até para quem é pessoa física e sabe do potencial de uma determinada área. Enquanto isso, o aluguel é viável para pequenas e médias empresas que não podem investir muito dinheiro. Contudo, é sempre importante considerar que o dinheiro empregado nessa modalidade não contribui para construir patrimônio.

Mesmo pagando por vários anos, um negócio que aluga a sala, ao final, não terá um imóvel entre seus ativos. Portanto, isso tem que ser sempre levado em conta.

Entre comprar ou alugar sala comercial, a primeira traz mais vantagens, segurança e possibilidades. Porém, o aluguel não deve ser desconsiderado se for a escolha conveniente para o empreendimento. Caso queira investir, conte com o Escritórios Tatuapé e tenha ótimas opções de compra!