Investidores apostam em recuperação de imóveis comerciais em São Paulo

Início » Blog » Investidores apostam em recuperação de imóveis comerciais em São Paulo
Investidores apostam em recuperação de imóveis comerciais em São Paulo

Com a crise econômica e política que assola o país desde o começo de 2015, o Brasil encarou a pior recessão de sua história. Diante de milhões de desempregados e uma situação alarmante, o mercado imobiliário foi um dos primeiros a sentir o impacto.

Com isso, os imóveis comerciais em São Paulo começaram a sofrer com a vacância, mesmo diante de boas oportunidades. Porém, nos últimos meses o cenário vem mudando.

Vislumbrando condições melhores, os investidores estão apostando em uma recuperação nesse sentido. Para entender o que pode ajudar os imóveis comerciais em São Paulo, continue lendo e conheça quais fatores merecem atenção!

Diminuição do valor dos aluguéis

Com o aumento da vacância dos imóveis comerciais em São Paulo, há uma elevação na oferta e uma redução na demanda. Pela lei de mercado, isso leva a uma queda natural no preço, já que os investidores buscam gerar renda quanto antes.

Para os donos de negócios, é muito vantajoso. Graças a essa questão, é possível alugar espaços excelentes por um preço em conta.

Desse jeito, a tendência é que a vacância se consolide em queda, facilitando o acesso das empresas preparadas a ambientes melhores.

Redução na taxa de juros

Em setembro de 2017, o Banco Central cortou a taxa básica de juros da economia (Selic) para o menor valor desde 2013: 8,25%. Nos meses anteriores, a taxa tinha chegado a estratosféricos 14,25%.

Para os investidores de imóveis, a queda desse valor é muito benéfica. O motivo é simples: quanto mais baixa é a taxa, menor é o “custo” do crédito. Assim, maior é o poder de compra de pessoas físicas e jurídicas, o que facilita o acesso ao crédito.

Com isso, uma Selic reduzida significa maior facilidade em obter empréstimos e financiamentos. Para as empresas, há uma melhor possibilidade de comprar um imóvel, o que ajuda a atuação dos investidores.

Retomada dos investimentos nos negócios

A recuperação na economia é gradual, mas precisa começar de algum ponto. Com um cenário relativamente estabilizado, é comum que os empreendimentos comecem a dar um voto de confiança para o mercado e voltem a investir.

Isso significa que aumenta o interesse em imóveis comerciais em São Paulo. As empresas, por exemplo, querem um ponto melhor para desempenhar suas funções, podendo partir para a Região Leste em áreas acessíveis e novos empreendimentos.

Mesmo negócios que ainda não existem ganham uma chance. Diante do empreendedorismo, as salas voltadas para startups e PMEs se destacam pela praticidade e benefícios que oferecem.

Crescimento da economia

O maior responsável pelo clima de otimismo, entretanto, é o possível desempenho positivo econômico. Depois de, ao menos, dois anos de recessão e retração, as expectativas se mostram positivas.

Para exemplificar, o FMI melhorou, em outubro, a previsão de crescimento da economia brasileira em 2017. Com a geração de riquezas superando os gastos, o cenário econômico demonstra os primeiros sinais de recuperação.

Associando isso ao aumento dos investimentos, a tendência é que a roda da economia volte a girar. Eventualmente, trata-se de algo que leva à produção de empregos e melhor poder de compra, gerando um círculo virtuoso que afeta positivamente o mercado imobiliário, inclusive em relação às salas comerciais de São Paulo, que é a maior cidade do país.

Mais do que isso, a recuperação, em uma análise local, significa que novas áreas tendem a receber um aumento de investimentos. Sendo assim, uma sala no Tatuapé, por exemplo, se tornará especialmente interessante diante desse crescimento.

Os investidores têm razão de acreditar na recuperação de imóveis comerciais em São Paulo. Dessa forma, esse é o momento de aproveitar as melhores condições, antes da volta plena de desempenho.

Com a previsão de um bom retorno no curto prazo, essa é a melhor hora para investir em uma sala comercial com o Escritórios Tatuapé.

Entre em contato e agende uma visita nas principais salas comerciais do bairro!