
Ter um apartamento próprio ou alugá-lo é uma das principais dúvidas entre quem busca um local para morar. Como essas duas opções são muito distintas entre si, faz sentido que ocorram dúvidas sobre qual é, afinal, a melhor escolha.
Comprar um apartamento tem vantagens importantes, assim como o aluguel e colocá-las na balança é indispensável para tomar a decisão correta. Por isso, veja a seguir qual das duas opções é mais vantajosa e aprenda a decidir!
Por que alugar um apartamento?
O aluguel é uma forma bastante procurada e, de tão popular, não é tão burocrática. Embora seja necessário oferecer garantias para que o contrato de locação seja firmado, todo o processo acontece em menos tempo e com menor dificuldade, na maior parte.
A grande oferta de apartamentos também tende a diminuir o preço a ser pago por mês — ao menos, em relação a um financiamento para a compra.
E, por falar em preço, normalmente não é necessário dar uma entrada tão elevada. Ao alugar, não é preciso pagar 20 ou 30% do imóvel, já que a caução, quando exigida, é de três meses adiantados.
Outra questão é que é fácil se mudar, desde que sejam observadas as condições do contrato. Passado o prazo mínimo, dá para alugar outro apartamento sem grandes dificuldades, o que é especialmente útil para famílias em crescimento ou mudanças repentinas de situação.
E quais são as vantagens de comprar um apartamento?
Comprar um apartamento, por sua vez, é uma possibilidade recheada de vantagens. A maior delas é que você se torna o feliz proprietário do imóvel, tendo a segurança financeira de ter um bem que é seu.
Isso significa que nenhum locatário poderá te despejar ou encerrar o contrato e você terá a segurança de possuir algo em seu nome.
Dependendo do imóvel escolhido, é possível que a parcela de financiamento se equipare ao aluguel. Com isso, o mesmo impacto no orçamento permite que você construa patrimônio enquanto faz os pagamentos mensais.
Outra questão a ser considerada é que você ganhará autonomia para fazer o que bem entender com o imóvel. Dá para realizar grandes reformas e modificações, sem precisar de autorizações.
Dependendo do caso, também poderá funcionar como investimento. Você poderá morar um apartamento e alugar o outro ou, então, realizar aluguéis de temporada.
Qual das duas opções é a melhor?
Para decidir entre as duas opções, é necessário, em primeiro lugar, olhar para as suas finanças. É fundamental que, qualquer que seja a escolha, ela caiba no bolso.
Porém, se você analisar atentamente, verá que comprar um apartamento tende a ser mais vantajoso do que o aluguel. Se a parcela do financiamento não cabe nas finanças, vale a pena pensar em comprar uma opção mais em conta, como um studio.
Isso trará maior segurança, comodidade e liberdade para você, de modo a melhorar seu patrimônio e favorecer o seu estilo de vida.
Na dúvida entre comprar ou alugar um apartamento, as duas opções trazem vantagens e pontos que merecem atenção. Entretanto, em uma análise geral, vale mais a pena realizar a compra, já que é algo que contribui para a construção do seu patrimônio.
Entre essas duas opções, qual é a que faz mais sentido para a sua vida?